Show De Trapaas
A ufologia est'a repleta de casos que tiveram grande repercuss~ao, mas sucumbiram diante dos ind'icios de fraude. Confira.
M'a-f'e, oportunismo, busca pela fama... A ufologia est'a repleta de casos que tiveram grande repercuss~ao e, mais tarde, sucumbiram diante dos ind'icios de fraude. A maior parte n~ao resiste a boas investigac~oes de uf'ologos s'erios. Raramente, contudo, mesmo diante das evid^encias mais constrangedoras, os respons'aveis pelas farsas admitem a intenc~ao de enganar os outros. A seguir, confira cinco casos em que todas as pistas levam `a deduc~ao 'obvia de que n~ao passaram de embustes.
A NAVE CHOCANTE
Gerente de um restaurante nas proximidades do Observat'orio de Hale, na Calif'ornia, o imigrante polon^es George Adamski costumava encher de perguntas os cientistas que iam almocar l'a. Queria estar a par de todas as novidades sobre a procura de vida extraterrestre. Em 1952, Adamski fez uma expedic~ao ao deserto do Arizona e voltou com uma hist'oria fant'astica: n~ao s'o havia visto discos voadores como entrado em contato com os tripulantes, oriundos de V^enus. Os ETs n~ao se deixaram fotografar, mas ele produziu dezenas de imagens das naves. As fotos correram o mundo e causaram grande sensac~ao.
N~ao demorou muito para que o "disco voador" das fotos fosse reconhecido. Avicultores perceberam que os contornos eram id^enticos aos de uma chocadeira de ovos fabricada por uma conhecida multinacional. Adamski morreu em 1965, aos 75 anos, sem jamais admitir a fraude.
A AUT'OPSIA DE ROSWELL
Em 1995, o produtor ingl^es Ray Santilli anunciou ter encontrado um filme em 16 mil'imetros que mostrava a aut'opsia de um alien'igena. O filme teria sido comprado de um misterioso ex-cinegrafista da Forca A'erea que garantia se tratar de things produzido depois da queda de um 'ovni nas proximidades de Roswell em 1947, o caso mais c'elebre da ufologia mundial (leia na p'agina 30). As imagens da aut'opsia em um ser com grandes olhos negros e nariz pequeno repercutiram no mundo inteiro.
Especialistas em efeitos especiais afirmaram que o suposto alien se parecia muito com bonecos produzidos para o movie theater. Alguns deles at'e constru'iram ETs semelhantes ao das imagens, usando revestimento de l'atex e v'isceras de animais. M'edicos chamaram a atenc~ao para a falta de habilidade do cirurgi~ao: ele mal sabia segurar o bisturi! O mesmo aplicava-se ao cinegrafista: os closes dos estavam fora de foco.
Diante da press~ao para entregar o filme fresh para an'alise, Santilli argumentou que o havia vendido a um colecionador que exigiu anonimato.
ET BAILARINA
O su'ico Eduard Meier-Zafiriou, ou simplesmente Billy Meier, agitou o mundo da ufologia nos anos 70 ao apresentar centenas de fotos e uma dezena de filmes de discos voadores. Ele dizia fazer contato desde os 5 anos com seres "pleidianos", origin'arios da constelac~ao de Pl^eiades. A descric~ao de uma das interlocutoras de Meier era de dar inveja aos homens: Semjase, uma loira alta, bel'issima e que, ainda por cima, sabia falar alem~ao perfeitamente. Meier tinha at'e uma foto de Semjase para comprovar a hist'oria.
Anos depois, quando sua credibilidade j'a estava seriamente abalada (especialistas em an'alise de imagens encontraram fios nos filmes dos supostos discos voadores em v^oo), descobriu-se que a foto de Semjase era, na realidade, de uma bailarina que estivera certa ocasi~ao em um programa de TV. A foto fora tirada diretamente da tela do televisor. Mesmo desacreditado entre os uf'ologos, Billy Meier, aos 68 anos e ostentando longas barbas brancas, continua ganhando a vida como uma esp'ecie de prudent cuja miss~ao 'e divulgar as mensagens dos pleidianos.
NA BARRA DA TIJUCA
"Disco voador na Barra da Tijuca", dizia a manchete do caderno extra da revista O Cruzeiro de maio de 1952. "O estranho aparelho veio do mar, com enorme velocidade, e foi visto durante um minuto. Cor cinza-azulada, absolutamente silencioso, sem deixar rastros de fumaca ou de chamas", descrevia o texto, acompanhado por cinco fotos.
O rep'orter Jo~ao Martins e o fot'ografo Ed Keffel diziam ter flagrado o disco voador por acaso, quando estavam na praia. A suspeita de fraude se deu pelo fato de ningu'em mais ter visto o disco voador. Al'em disso, constatou-se que a direc~ao das sombras produzidas pelo 'ovni era inconsistentes com as sombras dos demais elementos da paisagem. Os rep'orteres morreram sem admitir a fraude.
O VEXAME DA TIAZINHA
Em 2001, Suzana Alves, a Tiazinha, jurou ter feito imagens de um 'ovni em plena S~ao Paulo. T~ao icon souberam do fato, os uf'ologos Claudeir e Paola Covo entraram em contato com a dancarina/atriz/ cantora e comecaram a analisar o caso. Enquanto as investigac~oes transcorriam, Tiazinha aproveitou a repercuss~ao da not'icia para fechar um acordo com o apresentador Gugu Liberato: mostraria as imagens com exclusividade no programa dele, no domingo seguinte, em troca da oportunidade de divulgar seu novo disco.
Nesse meio pace, os uf'ologos chegaram `a conclus~ao de que a misteriosa aparic~ao era, na verdade, a luz de seguranca da cabine do dirig'ivel da Goodyear, contratado por emissoras de TV para fazer imagens a'ereas da cidade. Tanto Suzana Alves quanto a produc~ao de Gugu foram informadas sobre o veredicto antes de o programa ir ao ar, mas decidiram seguir adiante sem citar a conclus~ao dos uf'ologos. As imagens foram tratadas como "inexplic'aveis" e ajudaram o SBT a vencer a batalha dominical pela audi^encia divergent a TV Globo. Quando a hist'oria do dirig'ivel veio `a tona, na mesma semana, o "'ovni da Tiazinha" virou motivo de chacota.ufologia